UMA CANÇÃO E UMA PALAVRA AOS JOVENS ÀS VÉSPERAS DO FIM DO MUNDO!

Gilvaldo Quinzeiro



1 – Num mundo no qual se acredita ter chegado o seu fim, a juventude ainda assim é o seu começo. E, em sendo o começo então ainda é tempo de se evitar o fim. Daí a indiscutível importância da juventude para rejuvenescer os que se encontram agonizando. Daí a importância da juventude para tomar as rédeas do mundo. O mundo que prometeu o futuro para a juventude, mas que de concreto só lhe herdou o presente despedaçado sem chance nenhuma de haver o futuro.

2 – Mas, se a juventude é este “começo”, esta força que rejuvenesce num mundo com o “final marcado”, então entre os jogos de interesses antagônicos que caracterizam a nossa sociedade, há quem prefira fazer da juventude uma mera “banda numa propaganda de refrigerante”, a ver os jovens mudar o mundo com a força de suas canções. Há quem prefira ver os jovens apenas com corpo tatuado ou com o seu jeans rasgado como forma de contestação, a ver os jovens exigindo melhoria da sua sala de aula; melhoria da sua rua; do seu bairro e de sua cidade.

3 – Discutir, pois, a juventude é também falar não só dos sonhos que caracterizam a juventude de modo especial, mas, sobretudo falar da realidade que frustra e aborta estes sonhos. E sem sonhos pra sonhar, os jovens poderão vir a ser “a geração mala”, e, como mala se fechar às oportunidades; e como mala se abrir também ao vazio dos “becos-sem-saidas; e como mala se encher de dor e de sangue das balas perdidas; e, como mala, se calar quando se precisar da força da palavra para mudar o mundo que cabe numa mala!”.

4 – Alguns como Sócrates, Galileu Galilei Jesus Cristo, Karl Marx, Che Guevara, Freud e John Lennon foram criticados pelos velhos de sua época por andarem e falarem às coisas que eram próprias da juventude. Juventude que estavam insatisfeitas com as verdades de seu tempo. Eu também poderei ser acusado amanhã ou depois de estar me rebelando contra as verdades que nós já nos cegamos de ver pela televisão ou no dia-a-dia de nossas ruas. Porém, mais vale um homem convicto de sua verdade, a falar desta aos jovens como se tivera dizendo uma poesia, a uma sociedade inteira que teima em esconder dos jovens a realidade criada e sustentada por aqueles que não se interessam nem um pouco que os jovens conheçam a verdade.

5 – Na verdade, toda verdade é contextual, e assim sendo só é verdade a quem tem o interesse e a força que a seja. Neste sentido, as verdades que passam na televisão ou nas emissoras de rádio, são antes de tudo, interesses. E como interesses elas podem significar a faca que corta o nosso queijo para os ratos. Como vão para os ratos tudo que poderia tornar as ruas, bairros e a cidade melhor para todos!

6 - Não se esqueçam de que as palavras, mesmo numa conversa entre amigos, são armas que as usamos para “matar: Se não morremos antes, é porque matamos com as palavras quem as empunhavam contra nós”.

7 – Portanto, a vida é uma trincheira. Uma trincheira diária pelas transformações que garantirão a certeza de uma vida melhor tanto para atual quanto para as futuras gerações. Temos que empenhar as nossas palavras; mudar a nossa atitude; nos unir aos outros guerreiros que combatem ainda que solitário, aos que transformam gente em coisa, para manipulá-la conforme suas vontades! Em outras palavras, ou a gente se capacita a ser um soldado em defesa de nossos próprios interesses ou seremos apenas vítimas de uma guerra, onde só os ratos vencem.

8 – Muitos têm dado a juventude o futuro. Mas que futuro? O futuro é exatamente o que não há. Não seria melhor lhe dar o presente? Eis a questão: ou a gente se une em torno de um projeto político a ser construído com a participação efetiva dos jovens para mudar as condições do presente ou simplesmente não haverá futuro nenhum.

9 – Portanto, os jovens têm que assumir para si a responsabilidade de lutar por si mesmo.Não há mais tempo para dispersar mascando chiclete fingindo que nada do que está acontecendo de ruim é conosco. A juventude precisa tomar consciência da complexa realidade na qual vivemos. Se interessar por assuntos e questões que tratam da defesa do meio-ambiente; se interessar por assunto que tratam das questões relacionadas a segurança; se interessar por assuntos relacionados com a educação enfim, com o presente dos próprios jovens.

9- Nunca uma geração foi tão desafiada como a geração de vocês. Vocês estão recebendo a herança de um planeta sem água. Vocês estão recebendo um planeta em fúria e que ameaça se vingar de todos, inclusive de vocês. Vocês estão recebendo a herança de uma cidade mais pobre; com o meio-ambiente destruído; com a educação feita em escola caindo aos pedaços; com hospitais sem estrutura para atender a população doente. Vocês estão herdando uma cidade que é violentamente, vergonhosamente, inescrupulosamente dominada por apenas duas famílias que têm se mantido no poder nas últimas décadas, ora uma, ora outra.

10 - Portanto, se até agora fomos capazes de rasgar o nosso jeans; de tatuar o nosso corpo com os mais perigosos dos monstros; de rasgar a nossa boca com piercing... então seremos ousados para, como pregava os velhos profetas, fazer a roda grande passar por dentro da pequena.

11 - A roda grande somos nós unidos, armados com a força de nossas canções e de nossas palavras, fazendo mudar o que para muitos é impossível, mas para os que têm a força e o tesão da juventude já é uma realização!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla